Virtual Torque
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Regras Gerais - Campeonatos e Eventos

2 participantes

Ir para baixo

Regras Gerais - Campeonatos e Eventos Empty Regras Gerais - Campeonatos e Eventos

Mensagem por Eduardo Qua 01 Abr 2015, 10:33 am

REVISÃO DAS REGRAS:
- Revisão 0 - 01/04/15 - 10H30 (GMT -3): Publicação Inicial.
- Revisão 1 - 07/04/15 - 17H00 (GMT -3): Remoção da "Definição de Categorias" e inclusão do "Limite de Participantes".
- Revisão 2 - 10/06/15 - 00H30 (GMT -3): Inclusão da regra "Uso de atalho para pit (ou spec) e voltar a corrida" em "Desclassificação da Bateria e Perda de 10 pontos".
- Revisão 3 - 30/07/15 - 11h00 (GMT -3): Revisão em diversos tópicos das regras.
- Revisão 4 - 10/02/16 - 16h45 (GMT -3): Melhorias textuais sem alterar o sentido e inclusão de número de item.
- Revisão 5 - 19/02/16 - 17h31 (GMT -3): Revisão no método de pedido de análise de ocorrências, item 11.2.
- Revisão 6 - 07/06/16 - 20h55 (GMT -3): Revisão no item 10.8 e inclusão dos itens 10.9, 12.8 e 13.
- Revisão 7 - 09/08/16 - 11h53 (GMT -3): Revisão nos itens 01, 04, 10.8, 10.10, 12 (com sub-itens) e 14.3.

=============================================

As regras abaixo aplicam-se a todos os campeonatos realizados pela Virtual Torque e servem sempre de complemento às regras específicas de cada campeonato.

1 - PILOTOS E EQUIPES

Os pilotos que desejarem poderão se inscrever individualmente ou ser inscrita por uma equipe. Cada equipe deve ser constituída de 2 a 3 pilotos.

Equipes de uma mesma escuderia são aceitas desde que respeitadas os limites mínimos e máximos de pilotos integrantes, definindo nome, tag e pintura diferente para cada equipe.

Exemplo: Duas equipes da escuderia XLX:

- Equipe XLX Sports - 3 pilotos
- Equipe XLX Racing - 2 pilotos

2 - LIMITE DE PARTICIPANTES

O Live for Speed na versão atual permite no máximo 40 carros no grid. Caso haja mais do que 40 inscrições, a prioridade na participação nas etapas será a ordem cronológica (data e hora) da inscrição de cada piloto, que será confirmada pela administração através do registro sequencial das inscrições, definindo a ordem de prioridade.

3 - NÚMERO DE PILOTO

Os pilotos devem escolher o número a ser utilizado no campeonato, observando a lista existente no tópico de números oficiais da liga (link abaixo).

http://www.vtorque.net/t204-numero-de-pilotos-lista-oficial

A solicitação de um número de piloto deve ser feita na inscrição de um campeonato.

As regras de uso e manutenção estão definidas no tópico.

4 - NOME DE PILOTO

Durante as etapas, todos os pilotos deverão adotar o seguinte padrão de nome de piloto:

AAA 00 Nome (Sobrenome opcional)

AAA: Tag da equipe - Sigla com 3 caracteres composto apenas por letras de A-Z e/ou números de 0-9, definida pela equipe na inscrição. Caracteres especiais como pontuação, acentuação ou qualquer outro tipo são proibidos. Os 3 caracteres deverão estar numa mesma cor a critério da equipe.

Os pilotos independentes (sem equipe) deverão usar a tag VTR na cor branca.

00: Número do piloto, na cor branca, solicitado através de inscrição em campeonato e confirmado na lista de números de pilotos da liga. É proibido o uso de outro número que não esteja reservado ao piloto na lista de números.

Nome: Somente letras e ponto para abreviações, todas na cor branca - Pode ser apenas o primeiro nome, apenas o sobrenome, ou a combinação de ambos, desde que seja o mesmo nome utilizado na inscrição. Abreviações também são aceitas.

Não será permitido uso de apelidos. O nome e sobrenome deve ser verdadeiros do pilotos e utilizados desde a inscrição. Não será permitido mudança durante o campeonato, deve ser usado o mesmo padrão sob risco de perda dos pontos.

Exemplos de nomes de pilotos que atendem a essa regra:

Piloto inscrito: #29 - Pedro Álvares (piloto da equipe XLS)
Nome de Piloto: XLS 29 Pedro

Piloto inscrito: #48 - Francisco Assis (piloto da equipe FJR)
Nome de Piloto: FJR 78 Francisco A.

Piloto inscrito: #81 - José Saramago (piloto independente)
Nome de Piloto: VTR 50 J. Saramago

5 - PLACA DO CARRO

Quando o carro utilizado tiver placa, esta deverá ter o símbolo de sustenido / cerquilha (#) e o número do piloto em dois dígitos, sem aplicação de cor.

Exemplos:
#29
#08
#01
#50

6 - APRESENTAÇÃO DOS CARROS, PILOTOS E EQUIPES:

As equipes e pilotos poderão tirar fotos de lançamento de seus carros com suas pinturas, elaborar uma matéria e postar na categoria de apresentações e discussão do campeonato.

A apresentação deve conter:

- Título (título do tópico)
- Iniciar com uma única foto
- Seguir com um texto sobre a apresentação
- Concluir com fotos da apresentação. Não há limite de fotos.

A apresentação que estiver válida conforme os requisitos acima serão movidos para o tópico de destaque do fórum e ficarão visíveis na página inicial com destaque para a primeira foto e com possibilidade de comentários por todos os membros do fórum.

Esta apresentação é opcional, mas incentivamos a todos e participarem desta ação de pré-temporada.

7 - INSCRIÇÕES:

As inscrições podem ser realizadas para a participação de qualquer piloto, desde que este conheça e entenda as regras da liga e do campeonato, observando a licença requerida para cada campeonato e as possíveis janelas de inscrição.

Todos os pilotos deverão observar o limite máximo de ping (350) que será verificado em todas as etapas, conforme escrito no item "EVENTUALIDADES"

7.1 - Como se inscrever:

Para se inscrever, o responsável pela equipe, ou o piloto independente, deverá acessar o tópico de inscrições específica do campeonato e seguir as instruções.

7.2 - Inclusão de pilotos em equipes durante o campeonato:

A inclusão de novos pilotos em equipes durante o campeonato é permitida para qualquer etapa. No entanto, caso o piloto já esteja inscrito como piloto independente, este perderá os pontos adquiridos até o momento, iniciando uma nova somatória de pontos pela equipe.

Não será permitida troca de pilotos entre equipes durante o campeonato.

8 - PONTUAÇÃO:

A tabela de pontuação será definida de acordo com o número de pilotos inscritos e confirmados através da pré-qualificação e que poderá, inclusive, ser diferente em cada categoria.

A pontuação a ser adotada será definida na realização da primeira etapa, de acordo com o número de inscritos até o momento, a saber:

Até 19 pilotos confirmados:

1º colocado: 15 pontos
2º colocado: 12 pontos
3º colocado: 10 pontos
4º colocado: 8 pontos
5º colocado: 6 pontos
6º colocado: 5 pontos
7º colocado: 4 pontos
8º colocado: 3 pontos
9º colocado: 2 pontos
10º colocado: 1 ponto

De 20 a 24 pilotos confirmados:

1º colocado: 25 pontos
2º colocado: 20 pontos
3º colocado: 16 pontos
4º colocado: 14 pontos
5º colocado: 12 pontos
6º colocado: 10 pontos
7º colocado: 9 pontos
8º colocado: 8 pontos
9º colocado: 7 pontos
10º colocado: 6 pontos
11º colocado: 5 pontos
12º colocado: 4 pontos
13º colocado: 3 pontos
14º colocado: 2 pontos
15º colocado: 1 ponto

Acima de 25 pilotos confirmados:

1º colocado: 35 pontos
2º colocado: 30 pontos
3º colocado: 26 pontos
4º colocado: 24 pontos
5º colocado: 22 pontos
6º colocado: 20 pontos
7º colocado: 18 pontos
8º colocado: 16 pontos
9º colocado: 14 pontos
10º colocado: 12 pontos
11º colocado: 10 pontos
12º colocado: 9 pontos
13º colocado: 8 pontos
14º colocado: 7 pontos
15º colocado: 6 pontos
16º colocado: 5 pontos
17º colocado: 4 pontos
18º colocado: 3 pontos
19º colocado: 2 pontos
20º colocado: 1 ponto

Ordem de relevância no critério de desempate:

1º - Número de Vitórias;
2º - Número de Pole Positions;
3º - Número de Partição em Provas;
4º - Posição na ultima prova do campeonato.

9 - BRIEFING

Antes de cada etapa, todos os pilotos inscritos receberão o briefing da etapa por e-mail, contendo a senha do servidor. 
O Briefing por TeamSpeak antes do início da qualificação passa a ser Obrigatório!

10 - REGRAS BÁSICAS DE COMPORTAMENTO

10.1 - Linha de Pit
Todos os carros deverão respeitar a sinalização de pit, sendo proibido sobrepor a linha de saída, seja ela contínua ou tracejada. A linha de entrada poderá ser sobreposta, exceto em ovais onde a linha da entrada do pit também deverá ser respeitada e não poderá ser sobreposta.

10.2 - Transito no Pitlane
Carros na pista de rolagem do pit (pitlane) têm a preferência sobre os carros que estão parados ou que estejam abandonando seus locais de parada.

10.3 - Pódio Virtual
No término de cada bateria, os 3 primeiros colocados deverão alinhar seus carros na linha de chegada sendo o primeiro colocado ao meio, o segundo à direita do primeiro e o terceiro à esquerda do primeiro. Os demais poderão entrar em modo espectador sem necessidade de retorno ao pitlane. É proibido se manter na pista e passar pela reta dos boxes, devendo obrigatoriamente entrar em modo espectador ou se dirigir aos boxes.

10.4 - Obtenção de Vantagens
É terminantemente proibido o uso de "bump" (empurrar outro carro) durante a qualificação e/ou corrida.

Em ovais, é proibido aquecimento antecipado de pneus, seja nos boxes, no pit lane ou na pista principal. O procedimento do piloto deve ser o de sair dos boxes, arrancar de uma única vez, e se dirigir para a pista sem zigue-zagues ou manobras e freadas bruscas que visem o aquecimento de pneus. A única maneira de aquecimento deve ser a natural, adquirida pelo carro em alta velocidade na pista.

10.5 - Uso de Chat
É proibido uso de chat durante qualificação e corrida. Durante os intervalos, o chat é permitido. Importante observar chamadas da organização da prova que indicarão o início e o fim das sessões.

Uso do botão bloquear mensagens de maneira exagerada, inundando a tela também será considerada chat e será passível de punição.

10.6 - Buzina e Sinal de Luzes
O uso de buzina e sinal de luzes é proibido durante qualificação e corrida. É permitido apenas após a linha de chegada, no término de cada bateria. Faróis permanentemente acesos são permitidos.

10.7 - Carro sem atividade em Pista
É proibido manter o carro na pista sem atividade, seja depois de um acidente, falta de combustível ou qualquer outro motivo. A retirada imediata do carro é obrigatória para modo espectador ou boxes.

10.8 - Manobras Proibidas
Manobras como "zerinho", arrancadas e derrapes bruscos, toques, empurrões em outros carros, andar na contra-mão no pit-lane ou na pista e manobras semelhantes são proibidos durante os intervalos e durante o warm-up. Permitido apenas aos 3 primeiros colocados, após término da corrida, como forma de comemorar as colocações.

10.9 - Entrar em box de outra equipe ou grupo
Durante toda a etapa e após o seu término, é proibido entrar no box de outra equipe para fazer qualquer reclamação, xingar ou mesmo comentar algum acidente que tenha ocorrido na pista. O piloto que o fizer poderá ser avaliado diretamente pela administração, sem necessidade de Pedido de Análise.

10.10 - Condições seguras do veículo
O piloto não pode manter seu carro em condições inseguras, que prejudicam a dirigibilidade e façam com que o piloto fique muito mais lento, podendo provocar acidentes na pista. Carros nessas condições não devem permanecer por mais de 2 voltas na pista, devendo o piloto se dirigir ao pit para consertar ou abandonar a corrida.

11 - ANÁLISE COLABORATIVA DE OCORRÊNCIAS

O objetivo da Virtual Torque é promover corridas organizadas e a competição sadia entre pilotos e equipes.

Parte da organização inclui a verificação do cumprimento das regras e do comportamento dos pilotos na pista, de forma a evitar que atitudes que prejudiquem adversários não sejam observadas.

As ocorrências nas etapas que infrinjam este regulamento ou senso desportivo do automobilismo deverão ser apontados pelos pilotos que foram envolvidos no fato em pista e se sentiram prejudicados pela ação de algum piloto. Estes poderão enviar um Pedido de Análise à administração da liga.

11.1 - Como Ocorre a Análise de um Pedido

Os pedidos enviados são analisados por três integrantes da administração da liga. Cada um deles irá rever o fato em questão no replay da etapa e indicará se o piloto deverá ou não ser punido e qual a punição a ser aplicada.

Essa análise é feita por três pessoas para que não haja empate em decisões contrárias e, caso as três opiniões sejam divergentes, mais administradores são envolvidos para discutir o fato. A decisão final da análise será de acordo com a opinião da maioria.

11.2 - Como Solicitar Análise

As análises deverão ser solicitadas apenas por pilotos envolvidos no fato apontado. Solicitações em que o piloto solicitante não esteja envolvido serão ignoradas.

Para solicitar análise, o piloto deverá acessar a página "Pedido de Análise" (http://www.vtorque.net/h2-pedido-de-analise) e preencher todos os campos do formulário.

As solicitações deverão ser enviadas em até 48 horas após o término da etapa.

As solicitações enviadas que não que forem enviadas após o prazo de 48 horas serão ignorados. Todas as solicitações analisadas serão publicadas em tópico específico do campeonato.

12 - PUNIÇÕES

As penalizações normalmente cometidas estão listadas abaixo com a devida punição. Após cada pedido de análise, referindo-se a uma destas infrações, a administração decidirá se cabe a aplicação da punição.

12.1 - 1 Ponto por Sessão (Qualificação, 1ª Bateria ou 2ª Bateria)

- Pintura fora das regras estabelecidas.
- Nome do piloto fora do padrão estabelecido.
- Placa fora do padrão estabelecido, quando aplicável.

12.2 - 2 pontos

- Sobrepor linha de saída do pit stop com até 2 rodas (em ovais, a linha de entrada também não pode ser sobreposta).
- Sair do modo espectador, em qualificação individual, sem ser chamado pela direção.
- Uso de buzina durante qualificação ou corrida.
- Sinal de luzes (relampejar os faróis para o carro da frente) durante qualificação ou corrida.
- Chat durante qualificação, corrida ou de acordo com regra específica.
- Votar para começar corrida ou qualificação durante intervalo entre sessões.

12.3 - 5 pontos

- Sobrepor linha de saída do pit stop com mais de 2 rodas (em ovais, a linha de entrada também não pode ser sobreposta).
- Acidente por imprudência sem perda de posição e sem danos ao oponente.
- Direção perigosa e/ou imprudente, sem necessariamente envolver-se em acidentes.
- Mais de uma mudança de linha para defender a posição.
- Retornar à pista de forma imprudente, sem provocar acidentes.
- Manter carro em condições inseguras por mais de 2 voltas.

12.4 - 10 pontos

- Retornar a pista de forma imprudente, causando acidente (+2 pontos por cada carro envolvido).
- Causar acidente em bandeira amarela.
- Atrapalhar (propositalmente) ou criar resistência em bandeira azul.
- Acidente por imprudência causando danos ao oponente e/ou perda posição (+2 pontos por cada carro envolvido que perder posição).
- Causar acidente em bandeira azul sem danificar carro do oponente (+2 pontos por cada carro envolvido / perda posição).
- Manter carro parado na pista por mais de 4 segundos causando acidente.
- Manobras como "zerinho", arrancadas e derrapes bruscos, toques, empurrões, andar na contra-mão e manobras semelhantes durante os intervalos e durante o warm-up.

12.5 - Largar no fim do grid de largada

- Aquecimento de pneus em qualificação individual, em ovais.
- Não entrar na pista, não clicar em Pronto/Pilotar ou não alinhar após 03 chamadas para início de sessão.

12.6 - Qualificação invalidada - Largar no fim do grid da 1ª bateria na próxima etapa que participar

- Não utilizar, somente na qualificação, lastro previsto nas regras / tabela de lastros.

12.7 - Desclassificação da Bateria

- Não aplicar lastro previsto nas regras / tabela de lastro.
- Não realizar pit stop obrigatório, quando previsto nas regras do campeonato.
- Não fazer troca de composto, quando previsto nas regras do campeonato.

12.8 - Desclassificação da Bateria e Perda de 10 pontos

- Toques na traseira ("bump"), empurrar ou ser empurrado, corte de caminho, ou qualquer outra ajuda ou meio para conseguir vantagem em qualificação ou corrida, tais como ganho de tempo, velocidade ou mesmo para concluir a corrida.
- Entrar na garagem / boxes ou em modo espectador e voltar à corrida (sujeito a ser chutado do servidor).
- Entrar na corrida após a largada (sujeito a ser chutado do servidor).
- Acidente por imprudência retirando oponente da prova.
- Danificar gravemente carro do oponente em bandeira azul (+2 pontos por cada carro envolvido / perda de posição).

12.9 - Desclassificação da Etapa e Perda de 10 pontos

- Acessar o box de outro piloto / equipe para reclamar, xingar, ironizar ou coisa semelhante, após algum toque, acidente ou fato na pista.
- Uso de palavras agressivas ou ofensivas, não direcionada a piloto, no chat, durante evento.

12.10 - Desclassificação do Campeonato

- Desrespeito à direção de prova (por qualquer meio de comunicação).
- Desrespeitar a pessoa do piloto (no servidor, no fórum ou na página da liga em redes sociais).
- Acidente intencional ou deliberado.
- Desrespeitar a pessoa da direção de prova.
- Não aplicação de pintura com template correta por 3 etapas.
- Reincidências de infrações cometidas em pista, ou atitudes consideradas gravíssimas, a critério da administração da liga, observando o histórico de reclamações e solicitações contra o piloto. A punição poderá se estender para campeonatos seguintes, de acordo com a gravidade, proibindo o piloto de participar e banimento por tempo determinado ou indeterminado.

13 - PONTOS EM CARTEIRA

Durante o campeonato, os pilotos que somarem alguns níveis de pontos, receberão punições extras, a saber:

1º Nível - Pilotos que somarem 10 pontos de punição no campeonato:
Proibidos de participar da qualificação da próxima etapa.

2º Nível - Pilotos que somarem 20 pontos de punição no campeonato:
Proibidos de participar da qualificação da próxima etapa e também terão de largar no final do grid na segunda bateria.

3º Nível - Pilotos que somarem 30 pontos de punição no campeonato:
Proibidos de participar da próxima etapa.

4º Nível: Pilotos que somarem 40 pontos de punição no campeonato:
Desclassificados do campeonato - proibido de participar das etapas seguintes.

14 - EVENTUALIDADES

14.1 - Lag Excessivo de Piloto

Durante o intervalo entre a qualificação e a corrida, todos os pilotos deverão estar com seus carros alinhados no muro, ou em pista durante warmup. O ping de cada piloto será avaliado pela direção de prova e, caso seja superior a 350, o piloto será convidado a se retirar do servidor.

É uma medida um tanto severa, mas a liga considera que a corrida de diversos pilotos não pode ser prejudicada pela conexão de um ou mais pilotos. Ou seja, este é um requisito mínimo que deve ser atendido por todos os participantes.

14.2 - Lag Excessivo no Servidor

Através de votação entre os pilotos participantes DO DIA, será definido se a prova será ou não realizada. Caso a resposta seja negativa, essa prova ocorrerá na semana seguinte, não importando se será data comemorativa ou época de férias. Todos os pilotos que votarem em que a prova seja adiada terão conhecimento prévio desta situação.

14.3 - Queda do Servidor Durante a Corrida

- Menos de 50%: Relargada começando do zero.

- Entre 50% e 75%: Dá-se por encerrada com metade da pontuação de acordo com a posição de cada piloto na volta anterior, no momento em que cada um cruza a linha de chegada da mesma volta.

- Mais de 75%: Dá-se por encerrada com pontuação total seguindo a posição de cada piloto na volta anterior, no momento em que cada um cruza a linha de chegada da mesma volta.


Última edição por Eduardo em Ter 09 Ago 2016, 11:53 am, editado 9 vez(es)
Eduardo
Eduardo
Admin


https://vtorque.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Regras Gerais - Campeonatos e Eventos Empty Re: Regras Gerais - Campeonatos e Eventos

Mensagem por Eduardo Qui 30 Jul 2015, 11:01 am

Regras revisadas. Importante todos tomarem conhecimento das mudanças nas regras gerais da liga.
Eduardo
Eduardo
Admin


https://vtorque.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Regras Gerais - Campeonatos e Eventos Empty Re: Regras Gerais - Campeonatos e Eventos

Mensagem por Eduardo Qua 08 Jun 2016, 8:41 am

Regras revisadas ontem à noite, tomem conhecimento:

Revisão 6 - 07/06/16 - 20h55 (GMT -3): Revisão no item 10.8 e inclusão dos itens 10.9, 12.8 e 13.
Eduardo
Eduardo
Admin


https://vtorque.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Regras Gerais - Campeonatos e Eventos Empty Re: Regras Gerais - Campeonatos e Eventos

Mensagem por Eduardo Ter 09 Ago 2016, 11:54 am

Regras gerais revisadas, tomem conhecimento:

- Revisão 7 - 09/08/16 - 11h53 (GMT -3): Revisão nos itens 01, 04, 10.8, 10.10, 12 (com sub-itens) e 14.3.
Eduardo
Eduardo
Admin


https://vtorque.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Regras Gerais - Campeonatos e Eventos Empty Re: Regras Gerais - Campeonatos e Eventos

Mensagem por Gaucho Dom 23 Out 2016, 10:36 am

Regras gerais revisadas, tomem conhecimento:


Item 9, Briefing.
Gaucho
Gaucho


Ir para o topo Ir para baixo

Regras Gerais - Campeonatos e Eventos Empty Re: Regras Gerais - Campeonatos e Eventos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos